Guimarães apresenta a primeira Calculadora da Pegada Ecológica do país

Reconhecer o papel dos cidadãos na redução da Pegada Ecológica do concelho e fornecer ferramentas que os capacitem a ter uma intervenção mais ativa nesta redução.

Guimarães será o primeiro município português a ter a sua própria Calculadora da Pegada Ecológica. A apresentação, que surge no âmbito do projeto“Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses” e que resulta de uma parceria estratégica entre a ZERO – Associação Sistema Terrestre Saudável, a Global Footprint Network e a Universidade de Aveiro, terá lugar na próxima segunda-feira, 06 de maio, pelas 9h30, no Laboratório da Paisagem de Guimarães.

A sessão está igualmente integrada na Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável – Guimarães 2030. Após a apresentação pública da Calculadora da Pegada Ecológica terá lugar a sétima reunião do Conselho Consultivo da referida estrutura, numa ação de formação intitulada “Cidadãos pela redução da Pegada Ecológica: Embaixadores de Guimarães”. O objetivo é reconhecer o papel dos cidadãos na redução da Pegada Ecológica do concelho e fornecer ferramentas que os capacitem a ter uma intervenção mais ativa nesta redução, nomeadamente através da divulgação da Calculadora Municipal da Pegada Ecológica e do projeto da Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses.


Programada apresentação da Calculadora da Pegada Ecológica


09h30– Sessão de Abertura (Seara de Sá, Vereador CM Guimarães)
09h40– ZERO (Paulo Magalhães)
09h50– Universidade de Aveiro (Sara Moreno Pires e Armando Alves)

Pausa- coffee break

10h00 – Ação de Formação/Workshop
13h00- Encerramento