Encontro contará com a representação de entidades com responsabilidade direta em matérias de reabilitação e transformação do Património, aberto a todos os interessados neste debate.

“Habitar os Centros Históricos” é o mote para o XVII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico, a decorrer entre os dias 8 a 10 de novembro, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

O evento proporcionará o debate entre as autarquias, cerca de uma centena, inscritas na Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH).

Considera-se oportuno o momento para avaliar o modo como estão a ser habitados os centros históricos. Das políticas de habitação ao uso do espaço público, pretende-se um cruzamento de contributos para a gestão do património comum “Cidade”.

Serão apresentadas e discutidas políticas, ideias e práticas aplicadas, abrangendo um alargado leque de intervenientes. O Encontro contará com a representação de entidades com responsabilidade direta em matérias de reabilitação e transformação do Património, aberto também a todos os interessados neste debate mediante inscrição prévia. Está igualmente aberto um “open call” para todos aqueles que pretendam apresentar uma comunicação no Encontro, mediante avaliação de uma Comissão Científica que integra também membros das Universidades do Minho, do Porto, de Lisboa e de Coimbra.

A Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico e o Município de Guimarães convidam desde já ao envio de ideias e sugestões que possam ser integradas pelos moderadores dos diferentes debates que, ao longo de dois dias, decorrerá nos Paços dos Duques de Bragança e terminará com uma visita guiada ao centro histórico de Guimarães no terceiro e último dia do Encontro.”

As inscrições poderão ser efetuadas até 2 de novembro 2018 para participantes que não apresentem comunicações.

O prazo de submissão das propostas de comunicações será o dia 12 de outubro de 2018 (as propostas serão avaliadas no prazo de 5 dias úteis e comunicada a decisão no final desse período).