Durante o fim-de-semana decorreram as finais mundiais de Fortnite, cuja prova principal foi vencida pelo streamer profissional americano conhecido como “Bugha”.

O jovem de 16 anos Kyle Giersdorf, conhecido como “Bugha”, é um streamer a tempo inteiro de Fortnite e jogador profissional da equipa Sentinels. Vive na Pensilvânia, nos Estados Unidos e destacou-se durante os qualificadores do Fortnite World Cup por ter o melhor ping da competição, o que lhe valeu a qualificação para as finais logo na sua primeira semana.

E este fim-de-semana, nas finais do World Cup que decorreram no estádio Arthur Ashe, em Nova Iorque, o jovem americano levantou a taça de campeão de Solos, disputado este domingo, amealhando o prémio máximo de 3 milhões de dólares, parte do prize pool de 30 milhões disponíveis na competição.

O campeonato do mundo de Fortnite recebeu cerca de 40 milhões de jogadores durante a fase de qualificação, realizado durante 10 semanas nos últimos meses, mas apenas 200 conseguiram o “bilhete dourado” para participar nas finais, oriundos de seis regiões: Estados Unidos (zonas Este e Oeste), Europa, Asia, Oceânia e Brasil, representando mais de 30 países. A grande final de Solos, que decorreu este domingo, foi disputada por 100 jogadores, e no sábado realizou-se o Duos, com 50 duplas em competição.

Relativamente às regras, aplicadas tanto a solos, como duos, os jogadores participaram em seis partidas, amealhando um ponto por cada eliminação e 10 pontos por vencerem a batalha. Para vencer, o jogador teria de somar mais pontos nas seis partidas realizadas.

Bugha conseguiu destacar-se logo na primeira ronda do battle royale, vencendo o jogo com nove eliminações, totalizando 19 pontos. Essa prestação deu-lhe confiança para as rondas seguintes, mantendo a matemática sempre ao seu lado. Embora não tenha vencido mais nenhuma partida, manteve uma prestação elevada, sempre consistente, até à última ronda. Quando tombou dentro do top 10 de sobreviventes na ronda final, manteve-se tranquilo, pois sabia que já era campeão, somando 59 pontos (com 23 eliminações), quase o dobro que o segundo classificado.

Fortnite Finals

Em declarações ao The Guardian, o jovem ciberatleta manifestou alegria, referindo que todo o tempo que investiu no jogo tinha dado frutos.

Mãe chegou a “atirar uma Xbox fora”. Agora, filho é um dos vencedores milionários do Mundial

Sou honesta, tenho sido bastante contra ele jogar. Tenho tentado pressioná-lo a fazer mais tarefas da escola. Na verdade, eu atirei uma Xbox fora, destruí uns auscultadores — passámos um pesadelo”, confessou,