A Câmara Municipal de Braga iniciará, a partir da próxima semana, testes de três soluções inovadoras na área da mobilidade sustentável. Os projetos, divulgados nesta segunda-feira, 27 de novembro, foram selecionados pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), no âmbito do programa europeu “Challenge My City”.

A segurança das bicicletas e monitorização dos fluxos de ciclistas, a promoção da mobilidade ativa no centro da cidade e a melhoria da monitorização e uso de lugares de carga e descarga são os três projetos que, segundo o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, “vão ajudar a conhecer a realidade com maior rigor”. “Com base nos resultados alcançados, vamos ter condições para desenvolver políticas de mobilidade mais ajustadas ao nosso concelho”, referiu o autarca.

Ricardo Rio adiantou que os projetos, financiados pela União Europeia em 180 mil euros, serão testados durante um período de seis meses.

O autarca destacou os esforços da cidade para promover uma mobilidade mais sustentável, utilizando novas formas de locomoção na cidade, mais eficientes e amigas do meio ambiente. Ele salientou a importância de políticas de mobilidade baseadas em dados e informações que ajudem a entender a realidade, as motivações das pessoas e a criar condições para atender a essas motivações.

O primeiro projeto, chamado “Telraam”, foca na segurança das bicicletas e na monitorização de fluxos de ciclistas. Ele envolve a instalação de 15 sensores no centro da cidade para contabilizar e categorizar métricas, como a contagem de usuários rodoviários, os meios de transporte e a velocidade estimada.

O projeto “Walkflow” utiliza dados anônimos de localização móvel e dados agregados de aplicativos para analisar padrões de movimento de pedestres no centro da cidade. Esta iniciativa visa caracterizar o tipo de usuários, a origem/destino, a finalidade da atividade ou a frequência das viagens.

Por fim, o projeto “Parkunload” visa testar 25 zonas de estacionamento inteligentes para uma utilização mais eficiente das áreas de carga e descarga, reduzindo o congestionamento no centro da cidade. Através de uma aplicação móvel e sensores Bluetooth, este sistema permitirá a gestão, regulação e análise de estacionamentos em zonas de carga e descarga.