Domingos Bragança destaca a importância de uma Europa “unida e coesa”, sublinhando a participação ativa dos jovens.

Guimarães assinalou esta quinta-feira, 09 de maio, o Dia da Europa com o hastear das Bandeiras da União Europeia, de Portugal e da Cidade de Guimarães, ao som do Hino da Europa, perante a presença dos jovens vimaranenses no Largo da Câmara Municipal.

“Este dia assinala a ideia de Robert Shuman que, em 09 de maio de 1950, avançou com uma proposta de uma entidade europeia e união dos países europeus, numa altura em que estávamos a sair de uma Guerra Mundial e muitos pensavam que era uma ideia utópica”, explicou Domingos Bragança, no discurso dirigido aos jovens. “É importante ter consciência dos ideais da União Europeia, principalmente nesta altura em que nos deparamos com a possibilidade de reverter a União Europeia quando há uns anos, não muitos, este projeto tão inspirador, constituía o grande desígnio de todos os Países de o integrar”.

O Presidente da Câmara de Guimarães sublinhou que “é fundamental construirmos, todos, muito especialmente com os jovens, também a partir de Guimarães, uma Europa forte e coesa”apontando exemplos dos problemas que “só podem ser resolvidos através da união dos países”, evidenciando o problema das alterações climáticas, do terrorismo e das migrações. “A partir de Guimarães, queremos uma Europa forte e coesa e deixar essa mensagem de esperança para os nossos jovens, porque eles são o futuro”, salientou Domingos Bragança.