Dados constam no relatório de trânsito mundial da TomTom.

Em Braga, os condutores passam em média vinte minutos por dia no trânsito. Os dados constam no relatório de trânsito mundial da TomTom que colocam a cidade dos arcebispos no terceiro lugar, a nível nacional, a par do Funchal e Coimbra.

Lisboa está no topo do congestionamento de trânsito da Península Ibérica acima das grandes cidades espanholas de Madrid e Barcelona.

Na capital portuguesa perdem-se em média cerca de 42 minutos por dia no trânsito, o que, no final de um ano, representa perto de 160 horas de tempo gasto em deslocações.

O Porto viu o seu índice de tráfego aumentar. Na invicta, os condutores perdem 38 minutos no trânsito.

Além das duas principais cidades portuguesas, o TomTom Traffic Index englobou as cidades do Funchal (16%, 336ª posição), Braga (16%, 342ª posição) e Coimbra (14%, 371ª posição).

De acordo com o relatório da TomTom, no Funchal e em Braga, os condutores passam uma média de 21 minutos por dia no trânsito, e em Coimbra, 16 minutos. Tal como acontece em Lisboa e no Porto, o período de maior congestionamento é ao final do dia, sobretudo às sextas-feiras.

Bombaim lidera o pódio a nível mundial

A nível global, Bombaim lidera o pódio em 2019, com os condutores da cidade indiana a passarem 65% de tempo adicional no trânsito. Segue-se a capital da Colômbia, Bogotá (63%), Lima, no Perú (58%), Nova Deli, também na Índia (58%) e a capital Russa, Moscovo (56%), encerrando o top cinco das cidades mais congestionadas do mundo. Com Moscovo a liderar a lista europeia, Istambul (53%) alcança um sólido segundo lugar com Bucareste (48%), São Petersburgo (47%) e Kiev (46%) a fecharem o top 5 deste ranking indesejado. As cidades de Bruxelas (37%), Londres (37%) e Paris (36) ocupam a 11º, 12º e 13º posição, respectivamente. Já na América do Norte, as cinco cidades mais congestionadas são Cidade do México (52%), Los Angeles (41%), Vancouver (38%), Nova Iorque (36%) e São Francisco (34%).

O congestionamento do tráfego aumentou globalmente durante a última década, e quase 75% das cidades incluídas no relatório do novo TomTom Traffic Index apresentaram níveis de congestionamento superiores ou estáveis entre 2017 e 2018, com apenas 90 cidades a registar reduções significativas.