Mais do que um festival de vídeo ecológico, o Bgreen é uma proposta de cidadania global que atrai cada vez mais pessoas de culturas e realidades diferentes. A provar isso mesmo estão os quase 500 vídeos que chegaram dos quatro cantos do mundo (16 nacionalidades) e que foram submetidos à edição deste ano do festival, promovido anualmente pela Escola Profissional Oficina.

A grande final do Bgreen está aí à porta e o Roteiro da Inovação levou hoje o Presidente da Câmara Municipal de Famalicão a conhecer os bastidores dos preparativos da grande gala do evento, marcada para dia 7 de junho, no Pavilhão Municipal, no concelho famalicense.

Paulo Cunha realçou a dimensão educativa do projeto, que é um verdadeiro exemplo internacional ao nível da pedagogia ambiental das novas gerações. “O Bgreen é um projeto educativo para a escola, mas também para a comunidade que, certamente, não ficará indiferente a esta preocupação em torno das questões do ambiente e da sustentabilidade”, disse.  

A organização do festival mobiliza mais de três centenas de alunos, numa dinâmica de trabalho de grande exigência e profissionalismo que é transversal a todos os cursos desta escola profissional, integrada nas redes educativas dos concelhos de Famalicão e Santo Tirso. A inclusão de experiências reais em contexto de trabalho no decorrer do percurso formativo dos alunos foi, de resto, alvo de rasgados elogios por parte do edil famalicense.  

O Bgreen cresce a cada ano e o diretor pedagógico da Oficina, Miguel Sá Carneiro, considerou ser“muito interessante ver a adesão e entusiasmo de alunos de outros países a uma proposta de uma escola do Vale do Ave”.