Projeto desenvolvido pela Câmara de Guimarães e Tempo Livre visa o fomento da participação feminina no desporto e atividade física, em ambientes urbanos amigáveis e seguros.

O projeto Sport For Women in Urban Places (SW-UP) é cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, e tem a Câmara Municipal de Guimarães e a Tempo Livre como entidades parceiras em representação de Portugal. Na sequência do estudo desenvolvido ao longo dos últimos 18 meses, as conclusões deste projeto serão apresentadas em Bruxelas no decorrer da próxima semana, de 17 a 19 de junho.

Esta quarta-feira, 12 de junho, decorreu o “evento multiplicador” a assinalar o culminar do projeto SW-UP reunindo as entidades parceiras locais que colaboraram na implementação do programa piloto “Mulheres + Ativas”, promovido pela Tempo Livre e pela Câmara Municipal de Guimarães, assim como nas reuniões para elaboração de recomendações, na recolha de depoimentos, participação nas sondagens e na resposta a questionários.

A sessão contou com a presença dos Vereadores Ricardo Costa e Paula Oliveira e ainda do Presidente da Tempo Livre, Amadeu Portilha. Na base do estudo desenvolvido por Guimarães, entre as restantes entidades europeias de sete países, foi elaborado um plano sobre o desenvolvimento urbano inclusivo através de questionários e sondagens que sustentam o documento final. Um dos estudos refere-se aos hábitos e prática de atividade física, conferindo a regularidade com que os vimaranenses praticam atividade física e/ou as razões que justificam a não participação nestas atividades. Denota-se desde logo, entre as mulheres, a dificuldade na conciliação de tempo ao nível profissional, familiar e pessoal; a falta de companhia para a prática de desporto e ainda o sentimento de insegurança.

A missão do projeto SW-UP visou o fomento da participação feminina no desporto e atividade física, em ambientes urbanos amigáveis e seguros, com a possibilidade de verter agora em políticas locais para aumentar a prática de atividade física no concelho.

Em todos os momentos do projeto “Mulheres + Ativas” foram recolhidas informações sobre perceções de segurança em espaços urbanos de lazer e desporto (ao ar livre), de benefícios da atividade física para a saúde, regularidade com que se pratica desporto e/ou atividade física, e procedeu-se a um levantamento de necessidades.

A melhoria das redes de transportes públicos, mais e melhor informação de sensibilização para os benefícios que a atividade física regular reflete na saúde e bem-estar, a implementação de programas de promoção da atividade física orientados para grupos específicos (grávidas, doentes oncológicas, diabéticos, seniores, pessoas com incapacidades físicas resultantes de doença, acidente ou de causas naturais, entre outros), foram algumas das situações identificadas.

A par de Guimarães, integram este projeto a entidade coordenadora European Association for Local Democracy – ALDA (Estrasburgo, França), o IRS- Instituto per la Ricerca Sociale (Milão, Itália), a Comune di Corbetta (Corbetta, Itália), a associação “Polisportiva Corbetta” (Corbetta, Itália), o Ajuntament de Granollers (Granollers, Espanha), o Mulier Instituut – Centrum Voor Sociaal-Wetens (Utrecht, Holanda), o município de Ramnicu Sarat (Roménia) e a cidade de Sofia – Capital Europeia do Desporto (Sofia, Bulgária).