O Município de Braga inaugura a 2 de Julho, às 17h30, na Casa dos Crivos, a exposição “O Surrealismo na Colecção Fundação Cupertino de Miranda”, com curadoria de Marlene Oliveira. A exposição estará patente ao público até 8 de Setembro. A entrada é livre.
A presente exposição representa de forma muito singular o acervo da Fundação Cupertino de Miranda, mais propriamente do Centro Português do Surrealismo, com a presença de 28 obras de 23 artistas, nacionais e internacionais.
Contempla os artistas nacionais Cruzeiro Seixas, Mário Cesariny, Mário Botas, Raúl Perez, Julio, Carlos Eurico da Costa, Francisco Relógio, Eurico Gonçalves, Fernando de Azevedo, António Areal, Isabel Meyrelles e Paula Rego; e os internacionais André Breton, Greta Knutson, Tristan Tzara, Valentine Hugo, Sergio Lima, Laurens Vancrevel, Ted Joans, David Evans, Rik Lina, Philip West e Eugenio Granell.
São, assim, apresentadas múltiplas técnicas da produção plástica dos artistas que estiveram presentes na intervenção Surrealista Nacional e Internacional.
O visitante poderá revisitar a onírica e a verdade de cada um dos artistas representados, percorrendo as suas realidades pessoais e emocionais, com maior ou menor complexidade.
A colecção da Fundação Cupertino Miranda é composta por mais de 3000 obras de arte, de mais de 130 artistas, nacionais e internacionais. Detém um significativo núcleo de Surrealismo, que a distingue de outras colecções institucionais, com obras das mais variadas técnicas, desde desenho, pintura, fotografia, escultura, colagem, objectos, onde se incluem os cadavre-exquis (técnica inventada por volta de 1925 pelos surrealistas de Paris e que os surrealistas portugueses retomaram denominando de cadáver esquisito), os aquamotos (tinta da china lançada na água e a partir daí se constrói a obra) e as sismofiguras (desenhos determinados pelo trepidar do eléctrico, deixando o objecto riscador acompanhar esse movimento), obras sujeitas a regras de automatismo muito presentes nas obras dos surrealistas.