Um apagão que atingiu várias freguesias de Braga deixou milhares de pessoas às escuras e destruiu eletrodomésticos, ao início da noite desta quarta-feira. Em Dume, pelas 21.30 horas, ainda havia ruas sem eletricidade.

“O meu filho estava no computador e, de repente, ouviu um estouro lá fora e o computador apagou e deitou fumo. A ficha queimou”, conta Dionísia Gonçalves ao JN. Maria Silva, vizinha, também ficou com a televisão estragada. “Até fez faísca”.

Um piquete da EDP já anda pelas ruas a tentar resolver o problema. Aos moradores, a empresa disse que se tratou de “uma avaria geral”. Em comunicado enviado à nossa redação, a EDP Distribuição esclarece que se trataram de quatro avarias ocorridas cerca das 20 horas, cujas causas ainda estão por apurar.

“Até ao momento, a energia elétrica já foi restabelecida em cerca de 80% da zona inicialmente afetada”, refere a empresa.

Os moradores de Dume dizem ter ouvido relatos do apagão, também, em freguesias como Maximinos e S. Victor. Os Bombeiros Sapadores de Braga estiveram na Rua da Cachada, em Dume, após relatos de uma alegada explosão e foram chamados a outros pontos da cidade, para resgatar pessoas de elevadores.