Numa iniciativa promovida pelo Município de Vieira do Minho os jovens voluntários procederam, na manhã da passada terça-feira, a uma acção de limpeza na Albufeira do Ermal com a finalidade de consciencializar a comunidade sobre a importância e o valor do meio Ambiente.

Os participantes nesta iniciativa de sensibilização ambiental, munidos de sacos do lixo e protegidos com luvas, percorreram o Ermal até à linha de água e recolheram vidro, plástico, cartão, papel e embalagens.

Recorde-se que o Ermal é uma das mais importantes infraestruturas de veraneio fluvial da bacia hidrográfica do Ave. A paisagem, o património natural da envolvente, o património histórico e cultural do local, a qualidade da água, classificada como Excelente , bem como a segurança do local fazem desta estância um local ímpar em Vieira e na região.
As condições locais de exceção permitem uma frequência que vai para além da época balnear. A morfologia da paisagem, a beleza do vale fluvial e as características do rio convidam à prática de outras atividades complementares, nomeadamente desportivas.
Quem também se associou à iniciativa foi o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, tendo no local se congratulado com o trabalho desenvolvido pelos jovens.
A ação de limpeza do Ermal, integrada no plano de atividades dos jovens nesta época de verão, pretendeu, segundo António Cardoso, “alertar os mais novos para a necessidade de defesa e preservação da biodiversidade e despertar consciências para o problema da poluição”.

De referir, ainda que participam no Programa Jovem Voluntário cerca de 180 jovens. Estes jovens estão obrigados à prestação de 20 horas semanais de atividade, recebendo por isso um subsídio mensal de 200 euros e podem desenvolver ações nas várias valências do Município (Posto de Turismo, Parque de Campismo, Piscinas Municipais, Casa Museu Adelino Ângelo, Pavilhão Municipal) em Instituições e Associações do concelho ou ainda nas Juntas de Freguesia. 

O programa tem por objetivo proporcionar experiências, aos jovens voluntários, que potenciem a sua empregabilidade. As atividades que são propostas aos jovens constituem espaço de aprendizagem, experimentação e participação e visam estimular, reconhecer e valorizar a participação dos jovens em projetos e atividades do município e da comunidade.