O Comando Distrital da PSP de Braga emitiu um total de seis autos de contraordenação na sequência dos incidentes registados com adeptos do V. Guimarães e Sp. Braga nas horas que antecederam o dérbi minhoto, realizado na noite de terça-feira.

Em Guimarães, cerca das 19h50, junto à Rodovia de Covas, a PSP interveio para travar uma manifestação de adeptos vitorianos, de apoio à comitiva que iniciava viagem rumo a Braga. Num cenário de de apoio com bandeiras, cânticos e utilização de pirotecnia, a PSP identificou três cidadãos e procedeu ao registo de quatro autos de notícia por contraordenação, três por presença na via pública em violação às normas vigentes no âmbito do combate à pandemia por covid-19 e um por posse de artigo pirotécnico.

Já em Braga, pelas 20h05, na Av. Padre Júlio Fragata, junto ao centro comercial BragaParque, a PSP teve de intervir para colocar colocar cobro a uma ação de apoio, com a presença de algumas dezenas de adeptos, que recorreram a pirotecnia e chegaram mesmo a efetuar um corte momentâneo da circulação automóvel.

A PSP identificou um cidadão ao qual foram levantados dois autos de notícia por contraordenação, um por presença na via pública em violação às normas vigentes no âmbito do combate à pandemia por covid-19 e outro por posse de artigo pirotécnico.

De acordo com um comunicado da PSP, “a segurança do espetáculo desportivo foi garantida, sem que tenha ocorrido qualquer outro incidente”. Aquela força policial lembrou ainda que “a posse e o manuseamento de artigos pirotécnicos colocam em causa a integridade física de terceiros e do próprio utilizador, estando por isso mesmo tal conduta estatuída legalmente como contraordenação e, nalguns casos, crime. Reforça-se ainda a necessidade de cumprimento de todas as normas vigentes no âmbito da execução do estado de emergência e do regime jurídico”.