Guimarães é o ponto de partida para a primeira prova de automobilismo com viaturas elétricas

Taça de Portugal de Novas Energias – Electric Rally – decorre entre os dias 25 e 27 de outubro com saída em Guimarães e passagens por Fafe, Famalicão, Vizela e Santo Tirso.

A primeira prova nacional automobilística com viaturas elétricas vai decorrer entre os dias 25 e 27 de outubro, numa organização da Associação de Municípios de Vale do Ave (AMAVE) e o Classic Club de Portugal, que se regerá pelo Código Desportivo Internacional (CDI). O evento designado por “Taça de Portugal de Novas Energias” arranca em Guimarães, no dia 26 de outubro, e seguem-se as passagens pelos concelhos de Fafe, Famalicão, Vizela e Santo Tirso, com o apoio dos respetivos municípios.

“Isto é algo de novo, com preocupações ambientais, a pensar no futuro uma vez que estamos convictos que dentro de 6/7 anos já não existirá competições com automóveis de emissão de CO2”, apontou Paulo Almeida, Presidente do Classic Club de Portugal, realçando que “outros vão seguir este caminho que agora está a ser lançado pelos Municípios da AMAVE”, sublinhando as preocupações ambientais.

O Presidente da AMAVE, Raúl Cunha, explicou que a associação está num processo de extinção e com esta aposta justifica as razões da sua constituição. “Este evento acaba por ser simbólico, numa altura em que a AMAVE está em processo de extinção, pois a sua intervenção sempre teve um propósito comum para os municípios na área do ambiente”. Raúl Cunha sublinhou que, ao levar em frente este evento, “estão a ser dados os primeiros passos na era do automobilismo nacional e até mundial” na vertente da redução da pegada carbónica e de ruído.

Em representação da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, destacou a “estratégia assumida pelo Município nas causas da sustentabilidade ambiental” realçando a aquisição de viaturas elétricas na frota municipal, contribuindo desta forma para a redução de emissão de gases. Por outro lado, aponta a “vocação de Guimarães para o desporto” numa “simbologia” determinante pelo facto da prova “ter início no Berço de Portugal”. E assim, será o ponto de partida para esta primeira prova de viaturas elétricas em Guimarães, no dia 26 de outubro, após o processo de acreditação dos concorrentes que decorrerá a 25 de outubro.

A “Taça de Portugal de Novas Energias” é uma competição reservada a viaturas de série, e será disputada na variante de regularidade, com sectores seletivos de rampa, rally e circuitos citadinos. Serão admitidos os veículos BEV, que tem como meio exclusivo de propulsão um ou dois motores elétricos alimentados por baterias, as quais são carregadas através de uma ligação à rede elétrica, ou TCEV – sistemas a pilha de combustível para veículos movidos a hidrogénio, segundo o Artigo 1 das “FIA E-Rally Regularity Cup Technical Regulations”.