Está encontrado o vencedor da III Edição do desafio Bombeiro de Elite que hoje pôs à prova mais de 800 bombeiros oriundos de toda a Europa, nos escadórios do Bom Jesus, em Braga.

Joaquim Aires, Bombeiro Sapador do Porto, venceu a prova Bombeiros de Elite 2019 subindo os mais de 560 degraus do Bom Jesus do Monte, totalmente equipado, em cinco minutos e vinte e seis segundos.

Esta prova consiste em demonstrar à população a capacidade física e a força que os Bombeiros lidam diariamente. “Esta é uma competição para pôr à prova e demonstrar, também, que as nossas corporações são das melhores do mundo. Queremos mostrar às pessoas preparação física dos Bombeiros, demonstrar o que eles fazem no dia a dia, o que eles têm de passar quando têm de combater os fogos florestais, e esta prova só mostra a força, união e mesmo o convívio entre eles”, explicou José Sousa.

A terceira edição do “Bombeiro de Elite” contou com uma grande afluência do público que mobilizou-se até ao Bom Jesus para dar força aos Bombeiros participantes. “Foi feita uma divulgação massiva para que o público viesse aplaudir e contribuir para um agradecimento indireto a todos os Bombeiros. Eles saem de casa todos os dias para nos ajudar e, por isso, é a nossa vez, do público, vir aplaudi-los e retribuir toda a ajuda que eles nos dão durante o ano inteiro. Temos, por isso, que dar a força a quem a a dá todos dias por nós”, ressalvou José Sousa.

Promovida pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, esta prova atingiu este ano o número recorde de 800 participantes, num total de 140 corporações, entre os quais 120 mulheres.