Com seis triunfos e um empate, o Famalicão passou a somar 19 pontos.
O FC Famalicão segurou este sábado a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao derrotar em casa o Belenenses SAD, por 3-1, depois de ter estado a perder neste jogo da sétima jornada. A quarta vitória seguida do Famalicão, promovido esta época ao primeiro escalão, foi consumada com um golo de Pedro Gonçalves (61 minutos) e dois do brasileiro Anderson (80 e 87), que chegou aos quatro tentos na Liga. Tiago Esgaio inaugurou o marcador, a favor do conjunto lisboeta, antes do intervalo (44).
Com seis triunfos e um empate, o Famalicão passou a somar 19 pontos e manteve-se isolado no topo da classificação, com mais um ponto do que o Benfica, que hoje recebeu e venceu o Vitória de Setúbal (1-0).
O FC Porto, que recebe o Famalicão na próxima jornada, segue em terceiro, com 15 pontos e visita o Rio Ave no domingo.
João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, na sala de imprensa, após vitória por 3-1 frente ao Belenenses
Trabalhamos para sermos eficazes. Foi um jogo extremamente difícil para nós. Sofremos uma pressão muito grande do Belenenses, não estávamos a conseguir sair a jogar. Ao intervalo retificamos alguns posicionamentos e felizmente através de uma situação que treinamos, conseguimos chegar à igualdade e serenamos um bocado. Felizmente conseguimos dar a volta ao jogo e vencer.
Eu na antevisão disse que esperava um Belenenses arrojado e que nos ia criar problemas diferentes. Confesso que esperava encontrar soluções mais rapidamente, mas não conseguimos na primeira parte. O facto é que nunca desistimos da nossa forma de jogar e foi essa ideia que nos levou à vitória. Esta também é uma forma de pensarmos que estamos no caminho certo.
A entrada do Anderson foi fundamental, mas dei os parabéns a todos. O Toni saiu, mas fez exatamente o que eu lhe pedi. Todos os jogadores, mesmo os que não jogam, têm sido importantes. Sem este espírito e sem este balneário era impossível estarmos onde estarmos e termos 19 pontos.
Primeiro vamos respirar e saborear um bocado o primeiro lugar. Sabe bem e este jogo vai servir para trabalharmos mais um bocado. Hoje percebermos que, de facto, vamos encontrar muitas dificuldades no campeonato. Há equipas muito competitivas e competentes. Temos de nos preparar porque o calendário vai ser ainda mais exigente.
Pedro Ribeiro, treinador do Belenenses, na sala de imprensa, após derrota por 3-1 frente ao Famalicão
A análise é simples de fazer. Há um jogo até ao segundo golo do Famalicão e outro depois. Até ao segundo golo, a melhor equipa foi o Belenenses. Tivemos várias oportunidades para fazer o segundo golo, mesmo depois do empate. Não conseguimos e o Famalicão foi mais eficaz, por isso venceu justamente porque marcou.
Vamos continuar a trabalhar com alegria, com confiança e constantemente a fazer exercícios competitivos. Mas isto não é uma questão de execução técnica, é uma questão de estabilidade emocional porque os mesmo jogadores que falharam hoje, são jogadores que em épocas anteriores marcaram muitos golos. Portanto, o sentimento é de muita frustração, meu e da equipa. Fomos uma equipa personalizada, que dominou o jogo, com exceção dos últimos 15 minutos.
Veja aqui os melhores momentos da partida