Braga é a primeira cidade portuguesa no Green City Tool, plataforma da União Europeia que permite a avaliação das políticas implementadas no âmbito do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida dos cidadãos europeus.

A Comissão Europeia lançou esta iniciativa de modo a constituir uma ferramenta de avaliação e benchmarking para as cidades europeias. Esta iniciativa consiste numa fonte de informação e de consulta para todas as cidades que desejam desenvolver mais conhecimento e partilha sobre como se podem tornar mais verdes e sustentáveis.

Para tal, a ferramenta possui vários recursos flexíveis permitindo às cidades demonstrarem os seus desenvolvimentos nos 12 tópicos disponíveis e comparar os seus resultados com outras cidades europeias, incluindo cidades que manifestaram o seu interesse em se candidatarem à Capital Verde Europeia ou ao Green Leaf Winner.

O processo de avaliação das cidades passa por uma pontuação de 1 a 10 em cada tópico exigido pela plataforma, nomeadamente: Qualidade do Ar, Mobilidade, Energia, Adaptação às Alterações Climáticas, Natureza e Biodiversidade, Ruído, Governança, Água, Mitigação às Alterações Climáticas, Inovação e Crescimento Verde, Uso do Solo e Resíduos.

Após um levantamento das políticas desenvolvidas nos últimos anos por parte das organizações do universo do Município de Braga, foi permitido o registo na plataforma com sucesso. A demonstração dos resultados, dentro dos critérios que a Comissão Europeia avalia, apontou para uma classificação de “Excelente” aos tópicos da Mobilidade, Resíduos, Uso do Solo e uma classificação de “Bom” aos tópicos de Mitigação às Alterações Climáticas, Ruído, Adaptação às Alterações Climáticas, Qualidade do Ar, Governança e Água.  

A par da cidade de Braga, constam nesta plataforma cidades como Gent, Bélgica (cidade finalista da Capital Verde Europeia para 2020 juntamente com Lisboa), e até a cidade de Vaexjoe, na Suécia, cidade que pretende ser neutra em carbono até 2050.

Esta plataforma está disponível online onde pode ser consultada em: https://webgate.ec.europa.eu/greencitytool/map