Antigo ministro dos Negócios Estrangeiros sofria de cancro dos ossos. Tinha 78 anos.

Morreu esta quinta-feira Diogo Pinto Freitas do Amaral, antigo presidente e fundador do CDS-PP. Tinha 78 anos.

Natural da Póvoa de Varzim, mas de família vimaranense, Freitas do Amaral nasceu na avenida Mouzinho de Albuquerque, sendo a casa deste sede do CDS da Póvoa de Varzim durante muitos anos.

Antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral sofria de cancro dos ossos e estava internado nos cuidados intermédios do Hospital CUF de Cascais desde 17 de setembro.

Em junho deste ano, o também professor universitário e jurisconsulto lançou o seu terceiro livro de memórias políticas, “Mais de 35 anos de Democracia – Um Percurso Singular”.

Nascido na Póvoa de Varzim a 21 de julho de 1941, doutorou-se em 1967, ascendendo a professor catedrático em 1984.

Ao longo da sua carreira, e além de fundar o partido centrista, foi conselheiro de Estado, vice-primeiro-ministro, primeiro-ministro interino, ministro dos Negócios Estrangeiros por duas vezes e ministro da Defesa Nacional.

Fora de Portugal, foi presidente da união europeia das democracias cristãs (entre 1981 e 1983) e presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre 1995 e 1996, tendo sido o único português a ocupar esse cargo.

De regresso ao país, foi cofundador e primeiro diretor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.