Fernando Sá Meneses o pediatra de Braga, que ao longo do seu percurso salvou muitas vidas

Morreu cerca das 19:00 desta segunda-feira o pediatra bracarense Fernando de Sá Menezes, de 89 anos, conhecido de milhares de famílias da cidade, de cujos filhos cuidou, e que chegou a dirigir o Hospital de São Marcos de Braga. O médico poderá ter sido vítima de covid. O nosso jornal havia noticiado, erradamente, que o malogrado pediatra falecera ao começo da tarde, o que veio a acontecer horas depois.

O médico, que foi dirigente do PPM (Partido Popular Monárquico) local, foi alvo, recentemente, de um voto de louvor na Assembleia Municipal e de uma homenagem pública no Palácio do Raio. Recebeu, ainda, um dos galardões de ‘A nossa terra’.

Nasceu em 1931, em Braga. Tirou o curso de Medicina na Universidade de Coimbra em 1959. Foi Médico residente estrangeiro no Hospital Universitário de Madrid e aluno da escola profissional de puericultura. Em 1964, realizou o exame de equivalência de Pediatria e Puericultura pela Ordem do Médicos em Coimbra. Mais tarde, integrou o serviço de Pediatria do Hospital de São Marcos que nove anos depois viria assumir a sua direção clínica, cargo que desempenhou com empenho, zelo e dedicação até ao final da sua atividade como profissional de medicina. Em 1975, foi nomeado Presidente da Comissão Instaladora após votação de toda a equipa profissional do hospital. Em 1978, terminado o período de instalação foi nomeado Diretor do Hospital, cargo que desempenhou até 1974, aquando da sua passagem a Diretor do serviço de pediatria até 1999.

Sá Meneses era conhecido e estimado por milhares de famílias da cidade, de cujos filhos cuidou, tendo chegado a dirigir o Hospital de São Marcos de Braga.

o malogrado médico, iria ser, em breve, alvo de uma segunda homenagem pública – a primeira ocorreu há dois anos no Palácio do Raio, e na sua presença – desta vez, em forma de livro, o qual está a ser preparado por Gracinda Oliveira e Eduardo Jorge Madureira, que estão a coligir depoimentos sobre a sua vida e obra. O ilustre clínico faleceu, depois das 18:00, no Hospital de São Marcos, onde estava internado.

O médico, que foi dirigente do PPM (Partido Popular Monárquico) local, foi alvo, recentemente, de um voto de louvor na Assembleia Municipal e de uma homenagem pública no Palácio do Raio. Recebeu, ainda, um dos galardões de ‘A nossa terra’.

Nasceu em 1931, em Braga. Tirou o curso de Medicina na Universidade de Coimbra em 1959. Foi Médico residente estrangeiro no Hospital Universitário de Madrid e aluno da escola profissional de puericultura. Em 1964, realizou o exame de equivalência de Pediatria e Puericultura pela Ordem do Médicos em Coimbra. Anos mais tarde, integrou o serviço de Pediatria do Hospital de São Marcos que nove anos depois viria assumir a sua direção clínica, cargo que desempenhou com empenho, zelo e dedicação até ao final da sua atividade como profissional de medicina. Em 1975, foi nomeado Presidente da Comissão Instaladora após votação de toda a equipa profissional do hospital. Em 1978, terminado o período de instalação foi nomeado Diretor do Hospital, cargo que desempenhou até 1974, aquando da sua passagem a Diretor do serviço de pediatria até 1999.