Manifestantes tentam condicionar transportes na Catalunha

Centenas de pessoas tentam ocupar o aeroporto de Barcelona, que conta com forte presença policial. Vários outros impedem acesso a estações de metros e circulação de comboios.

Os primeiros manifestantes saíram às ruas minutos após a sentença do Supremo Tribunal ter sido tornada pública. Esta segunda-feira, nove líderes independentistas catalães foram condenados a penas de prisão efectivas pelos papéis desempenhados no referendo de 1 de Outubro de 2017 e posterior tentativa de independência da região. Outros três conseguiram evitar a prisão, apesar de terem sido considerado culpados do crime de desobediência. 

Um dos primeiros locais de protestos foi a sede da sede da Òmnium Cultural, entidade que promove a língua e cultura catalã. O presidente desta organização, Jordi Cuixart, foi condenado a nove anos e meio de prisão. Na Praça da Catalunha, por volta das 13h locais (menos uma hora em Portugal Continental) eram já perto de dez mil os manifestantes pró-independência. 

O número de pessoas nas ruas subiu em flecha quando os estudantes se juntaram aos protestos. Ruas, avenidas e praças foram decoradas com as cores da bandeira catalã. Os gritos de ordem pediam liberdade para os independentistas condenados.

Ao início da tarde, centenas de manifestantes dirigiram-se para o aeroporto em Barcelona, com o objectivo de o ocupar. A forte presença policial impediu uma eventual ocupação desta infra-estrutura.