O movimento UMAR, que luta pelos direitos e garantias de liberdade das mulheres, está a organizar várias iniciativas, em todo o país, para assinalar o Dia Internacional de Eliminação de Violência contra as Mulheres, que se assinala esta segunda-feira.

Na cidade de Braga, está prevista uma manifestação, que terá início na Avenida Central, pelo fim da violência contra as mulheres e para reforçar a visibilidade na sociedade perante este tipo de violência

Esta manifestação terá o apoio do grupo informal Mulheres de Braga, criado na sequência da quarta morte no distrito, só em 2019, de uma mulher perante o ex-companheiro.

Recorde-se que o distrito de Braga é o segundo do país, com os mesmos números de Setúbal, com mais casos de femícidios em contexto de proximidade ou familiar.

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de violência doméstica.