Uma alteração aos estatutos vai permitir ao Theatro Circo de Braga, “numa ótica de racionalização de recursos e potenciando as competências adquiridas”, a coordenação dos espaços e das atividades culturais do concelho.

A proposta de alteração, que é debatida esta segunda-feira em reunião de Câmara, dá-lhe como objetivos os de “assegurar a programação artística e cultural e a gestão geral e exploração e coordenação dos espaços próprios e dos equipamentos municipais que, a cada momento, lhe estiverem afetos”

O organismo vai, ainda, “assegurar a programação, produção e supervisão das atividades e eventos de cariz artístico e cultural que se enquadrem no âmbito das opções de dinamização cultural e apoio às artes definidas pelo Municipio”.

A reunião pública do Executivo Municipal, que tem lugar pelas 09:30, no gnration, analisa, também, entre outros assuntos, os contratos programa para o exercício de 2019 das Empresas Municipais TUB, BragaHabit e InvestBraga, contratos interadministrativos de delegação de competências a diversas freguesias e a atribuição de apoios financeiros e subsídios a diversas entidades e freguesias.

Experiência

O alargamento das atribuições de gestão do Theatro leva em consideração “a experiência acumulada de vários anos na gestão e programação artística da principal estrutura cultural de Braga, a qual tem vindo a ocupar um papel relevante no planeamento e implementação de alguns projetos estratégicos da cidade”.

Esta empresa municipal – diz a proposta – “foi responsável pelo processo de integração de Braga na Rede de Cidades Criativas da UNESCO e, mais recentemente, assumiu a coordenação do desenvolvimento das ações preparatórias para a apresentação da candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura em 2027, nomeadamente, a estruturação da Estratégia Cultural de Braga para o período 2020-2030”.

Paralelamente, “coordena todos anos, em conjunto com a administração do gnration, o planeamento, produção e execução do evento Noite Branca, com mais de 90 atividades no espaço público”.

Apoia também o desenvolvimento de alguns projetos comuns aos espaço do Theatro Circo e gnration, procurando uma maior interação e equilíbrio na oferta cultural deste equipamentos.

Quer para estes projetos comuns, quer para outras atividades, o Theatro Circo presta também serviços a outras entidades culturais e ao Município, como o apoio à produção e a cedência de assistentes de sala.