O Município de Braga participou na sessão comemorativa dos 360 anos da cidade ucraniana de Ivano-Frankivsk, com a qual Braga celebrou um acordo de geminação, em 2016, e que decorreu nesta sexta-feira.

O vereador João Rodrigues, que representou, por videoconferência, o Município de Braga na sessão, lembrou o trabalho já feito pelo Município, pelo Estado português e pelos cidadãos Bracarenses na ajuda à Ucrânia e ao povo ucraniano, lembrando que “a sociedade civil se mobilizou fortemente neste apoio”.

“Para o Município de Braga e para mim, pessoalmente, é um orgulho enorme poder estar a partilhar este momento com a nossa cidade-irmã de Ivano-Frankivsk. Fizemos questão de participar activamente na sessão, demonstrando o nosso absoluto respeito por tudo aquilo que o governo ucraniano e o povo da Ucrânia estão a fazer perante injustificada e não provocada invasão russa da Ucrânia”, referiu o vereador João Rodrigues.

Na sessão, o Município de Ivano-Frankivsk apresentou aos presentes o plano de recuperação em que a cidade já está a trabalhar e que prevê um aumento significativo da população residente nos próximos dois anos, o que obrigará a um reforço infra-estrutural da cidade, bem assim como a um relançamento da sua economia. Neste momento, vivem 350 mil pessoas na cidade, sendo certo que, antes da guerra, a cidade não albergava mais de 300 mil habitantes.

João Rodrigues lembrou, também, o voto apresentado pelos vereadores da Coligação Juntos Por Braga na última reunião do Executivo Municipal, que foi aprovado pelos vereadores do PSD, do CDS, do PS e que mereceu a abstenção da CDU.

Naquele voto, o Executivo Municipal reforçou a condenação veementemente à invasão perpetrada pelo governo russo, liderado por Vladimir Putin, considerando injustificada a invasão da Ucrânia, demonstrando a total consonância entre o Município de Braga e as posições assumidas pelo Governo Português, pela União Europeia, pela NATO e pela Organização das Nações Unidas na resposta a dar à Federação Russa.

“Reforçamos ainda o nosso comprometimento pelo cumprimento do dever de continuar a prestar todo o auxílio possível, juntamente com a sociedade civil, à cidade-irmã de Ivano-Frankivsk, à Ucrânia e ao povo ucraniano, bem como promover todos os esforços, no âmbito das redes de cidades das quais o Município de Braga faz parte, para que o apoio internacional humanitário, político, económico e militar continue a ser prestado à Ucrânia e ao povo ucraniano”, lembrou o vereador.

Por fim, o Executivo Municipal saudou, ainda a cidade irmã de Ivano-Frankivsk, o povo ucraniano, o Presidente Volodomyr Zelensky e o Governo da Ucrânia “pelo exemplo de resiliência, de coragem e de defesa da liberdade que têm prestado à comunidade internacional”.