O Município de Braga une-se à Aplanet – uma entidade especializada em soluções tecnológicas para alavancar práticas sustentáveis e de responsabilidade social – para o lançamento de uma plataforma que permite a gestão e criação de ações sociais, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Município convida os cidadãos a inscreverem-se na plataforma AplanetBraga em: https://aplanet.org/pt_pt/community-iniciar. Através desta ferramenta, os munícipes podem juntar-se às ações sociais da Câmara Municipal e proporem as suas próprias iniciativas.

A plataforma promove a participação e a colaboração de todos e permite medir o impacto das iniciativas e da participação de cada cidadão no que respeita à contribuição para os ODS. Estabelecidos pela ONU em 2015. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável representam temas humanitários urgentes a serem considerados como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030.

O acesso a esta plataforma é possível através da web ou de um smartphone através da App. Para isso, basta criar uma conta através do link app.aplanet.org/signup e associar um endereço de email.

Uma vez inscrito, o cidadão terá acesso às iniciativas organizadas pela Câmara Municipal, com todos os detalhes acerca das mesmas, podendo escolher as iniciativas de acordo com os seus interesses e disponibilidade. O cidadão poderá, inclusivamente, propor as suas próprias iniciativas sociais que serão divulgadas através da plataforma, dando assim origem a um amplo e diverso ecossistema de ação social. Como reconhecimento pelo seu compromisso, os cidadãos terão acesso a um “CV Social”, que reflete a sua contribuição para um mundo melhor.