O primeiro caso de coronavírus detetado na Alemanha é, também, o primeiro caso de transmissão entre humanos na Europa.

A Alemanha confirmou que o paciente alemão infetado com o coranavírus foi infetado por um colega chinês que o visitou em solo germânico, na semana passada.

Este primeiro caso na Alemanha, de um homem da região de Starnberg, infetado com o coronavírus é, também, o primeiro caso de transmissão entre humanos registado na Europa. Oficialmente, há apena mais três pessoas infetadas com este novo vírus no Velho Continente, todas em França.

O vírus, que pode causar uma doença respiratória aguda similar à pneumonia, já matou pelo menos 106 pessoas na China, onde, números oficiais, contabilizam cerca de quatro mil infetados.

Além do território continental da China, também foram reportados casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, França, Alemanha, Austrália e Canadá. 

As autoridades chinesas admitiram que a capacidade de propagação do vírus se reforçou. As pessoas infetadas podem transmitir a doença durante o período de incubação, que demora entre um dia e duas semanas, sem que o vírus seja detetado.