ERC Recebe Meia Centena de Reclamações Contra RTP por Entrevista ao PCPEntidade Reguladora irá analisar as queixas sobre a entrevista a Paulo Raimundo

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) recebeu até agora cerca de meia centena de participações contra a RTP, relacionadas com a entrevista ao secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, emitida no Telejornal de 24 de março. A informação foi confirmada por fonte oficial da entidade à agência Lusa.

As queixas serão analisadas pelos serviços da ERC, de acordo com os seus estatutos. Quando houver uma decisão sobre o caso, será divulgada no site oficial da entidade.

PCP Acusa RTP de “Provocação” e Promete Ação Legal

O PCP denunciou, através de uma publicação na rede social X, que foi alvo de uma “provocação” durante a entrevista conduzida pelo jornalista José Rodrigues dos Santos e anunciou que tomará “todos os meios legais” contra a estação pública.

No vídeo partilhado pelo partido, pode ouvir-se Paulo Raimundo ser questionado repetidamente sobre a posição do PCP relativamente à invasão da Rússia à Ucrânia, sendo esse o tema dominante ao longo dos cerca de dez minutos de entrevista.

O episódio gerou controvérsia, com apoiantes do PCP a criticarem a condução da entrevista e outros setores a defenderem a pertinência das perguntas feitas ao líder comunista.

A entrevista foi realizada no âmbito das eleições legislativas antecipadas, marcadas para 18 de maio, após a crise política que resultou na demissão do Governo da Aliança Democrática (AD), na sequência do chumbo da sua moção de confiança no Parlamento.