Um estudo revelado pela empresa TomTom, de nome Traffic Index, indica que os condutores passam 24 minutos “presos no trânsito” na cidade de Braga, apontando que o nível de congestionamento aumentou relativamente a anos anteriores.
Segundo o mesmo documento, Braga já é a terceira cidade mais congestionada do país, com 18% do tempo de viagem a ser passado em ponto-morto no trânsito. Por ano, descontando os fins-de-semana, são quase 90 horas anuais que os condutores passam parados no tráfego rodoviário.
Relativamente a 2018, a cidade cresceu dois pontos percentuais (em 2018, passavam 16% do tempo de viagem presos no trânsito), estando agora acima de Funchal (17%) e Coimbra (15%). A liderar, estão Lisboa (33%) e Porto (31%).
Se em 2018 um estudo da organização norte-americana INRIX apontava Guimarães como a terceira cidade portuguesa onde se perde mais tempo no trânsito, neste estudo a cidade não aparece no top-5.
Sofia Veríssimo, Country Manager da TomTom a Península Ibérica, aponta “a cidade de Braga é uma das principais cidades nacionais, tendo vindo a acompanhar a tendência de crescimento do turismo em todo o país”.
“O crescimento da cidade tem sempre muitos factores associados e um deles é o aumento do tráfego. Embora se mantenha bastante abaixo de metade da tabela mundial, Braga regista valores de tráfego elevado em Portugal, sobretudo em artérias secundárias (21%)”, refere.
O TomTom Traffic Index analisa ao pormenor o trânsito em 416 cidades de 57 países em todo o mundo.
239 cidades (57%) analisadas pelo TomTom Traffic Index aumentaram os seus níveis de congestionamento entre 2018 e 2019.