O Governo lança esta segunda-feira o Programa ‘Trabalhar no Interior’, uma iniciativa que tem como objetivo apoiar e incentivar a mobilidade geográfica de trabalhadores para os territórios do Interior.

Os trabalhadores que decidam mudar-se para o Interior vão obter um apoio inicial de até 4.827 euros, no âmbito do programa do Governo ‘Trabalhar no Interior’, apresentado esta segunda-feira pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social. O apoio é de 2.632,86 euros por candidato, podendo atingir os 4.827 euros com a comparticipação para o transporte de bens e a majoração para os elementos do agregado familiar.

Esta iniciativa “tem como objetivo apoiar e incentivar a mobilidade geográfica de trabalhadores para os territórios do Interior“, de acordo com um comunicado do gabinete da ministra Ana Mendes Godinho. 

Um dos incentivos consiste no apoio inicial de até 4.827 euros para os trabalhadores que decidam mudar-se para as regiões do Interior: “Um dos incentivos será a medida Emprego Interior MAIS, que disponibilizará um apoio inicial de até 4.827 euros para os trabalhadores que decidam mudar-se para o Interior”, pode ler-se. 

Mas há mais. Os estágios profissionais que se realizem no Interior terão uma “majoração de 10 pontos percentuais na comparticipação da bolsa pelo IEFP, bem como a majoração em 20% do prémio-emprego (conversão do contrato de estágio em contrato sem termo)”, de acordo com o mesmo comunicado.

Para identificar as necessidades dos trabalhadores, o programa Trabalhar no Interior terá uma bolsa de emprego dedicada com a divulgação de ofertas de emprego. Além disso, serão organizadas ações de promoção