Abusos sexuais por parte de um treinador foram primeiramente revelados pela antiga patinadora artística Sarah Abitbol. A presidente da Federação Francesa de Patinagem no Gelo já se demitiu.

A antiga patinadora artística Sarah Abitbol (na imagem, no ano 2000) confessou, através da publicação da autobiografia ‘Um Tão Longo Silêncio’, que foi vítima de abusos sexuais por parte do seu antigo treinador, Gilles Beyer, durante os anos 90, colocando os holofotes sobre a Federação Francesa de Patinagem no Gelo e motivando o surgimento de mais relatos e até demissões.

A ex-atleta, dez vezes campeã nacional de França, hoje com 44 anos de idade, diz que os abusos começaram quando tinha 15 anos de idade e que foi violada por Beyer entre 1990 e 1992, que foi campeão olímpico na década de 1970.

De acordo com a BBC, Beyer admitiu ter mantido relações “íntimas” e “inapropriadas” com a ex-atleta e disse estar “sinceramente arrependido”.

O primeiro passo dado por Sarah Abitbol veio expôr o encobrimento feito aos casos de abusos sexuais ocorridos no seio da Federação Francesa de Patinagem no Gelo, com vários relatos por parte de outras patinadoras, vítimas de Beyer e de dois outros treinadores, em casos que remontam até aos anos 70.

Sublinhe-se que Gilles Beyer já tinha sido alvo de investigações no início da década de 2000, mas continuou sempre a trabalhar como treinador.