Conjunto minhoto bateu o Spartak Moscovo, anfitrião da prova, na final por 8-3.

Campeão europeu e mundial de clubes de futebol de praia em título, o Sporting de Braga revalidou este domingo a conquista do Mundialito, ao triunfar por 8-3 na Rússia, na final, frente ao Spartak Moscovo.

Tricampeão nacional de futebol de praia, o conjunto minhoto começou por ganhar vantagem nesta final cedo no encontro. A estrela da companhia, considerado o melhor jogador do mundo, Jordan Santos, abriu o marcador logo no primeiro minuto. Rafael Padilha elevou para 2-0 aos sete minutos e, ainda no primeiro período, Bruno Xavier elevou para 3-0.

O Braga chegou ao 4-0 no segundo período, com Bê Martins a marcar com um bonito chapéu. A turma russa reagiu, depois, e reduziu para 4-1, resultado com o qual se chegou ao final do segundo período.

Logo a abrir o último período, André Lourenço fez o quinto do conjunto minhoto, Zemskov voltou a reduzir para os moscovitas, mas Bê Martins bisou na partida e repôs a vantagem minhota em quatro golos. Ainda houve tempo para mais um golo para cada lado, mas já não havia como tirar ao Braga mais um troféu no futebol de praia.

Os ‘arsenalistas’ revalidam, assim, o título que haviam conquistado há menos de um ano, também na Rússia, quando bateram então na final os italianos do Catânia por 7-6.

ANTÓNIO SALVADOR FELICITA BICAMPEÕES MUNDIAIS

Ganhar é muito difícil. Implica competência, concentração e solidariedade em doses coletivas.

Mas ganhar repetidamente é algo que só está ao alcance dos melhores, é algo que só pode ser alcançado por atletas de eleição e por equipas onde todas as pontas se unem em prol de uma ideia comum.

Já não há palavras para descrever os nossos campeões do futebol de praia, que hoje revalidaram o título mundial depois de um percurso absolutamente notável, que mostrou a qualidade, a capacidade de competição e à enorme reação à adversidade que este grupo de jogadores, treinadores e staff provou ter.

Por muito que o País o desvalorize, não é normal encontrar, no desporto nacional, uma equipa que consiga o rendimento que esta equipa do SC Braga vem apresentando ano após ano. Estes Gverreiros não são apenas bicampeões mundiais! São tricampeões europeus, são tricampeões nacionais e são os detentores da Taça de Portugal.

Tamanho nível de competência é algo que nos preenche e nos orgulha. Quero saudar de forma muito especial todos os jogadores e cumprimento todo o staff que tão dedicadamente trabalha em prol deste grupo. Na pessoa do nosso líder Bruno Torres, um verdadeiro Gverreiro, envio os meus parabéns e o meu sincero agradecimento por tudo o que têm feito por este Clube e que, acreditem, é muito valorizado.

Os nossos sócios e adeptos acompanham com enorme entusiasmo e orgulho as campanhas desta equipa, revendo nela aquilo que nos distingue no nosso amor pelo SC Braga: sacríficio, resiliência, união e solidariedade. Merecem, pois, a grande alegria por mais esta conquista e a honra de serem adeptos de um Clube que é, nesta modalidade, o melhor do Mundo!

Mas o sucesso do nosso futebol de praia acontece em mais um fim-de-semana que é demonstrativo da competência do SC Braga e do seu altíssimo nível de exigência, pelo que estendo as minhas felicitações às equipas principais de futebol masculino e feminino, de sub-17, sub-15 e futsal, todas elas vitoriosas, mas igualmente à atleta Mariana Machado, que se sagrou campeã nacional de corta-mato curto.

Em ano de centenário, o nosso SC Braga é, a todos níveis, um grande Clube.