José Carlos Saldanha ficou conhecido há cinco anos.

morreu José Carlos Saldanha que, há cinco anos, ficou conhecido por interromper uma sessão do Parlamento para pedir tratamento para a Hepatite C, doença da qual padecia.

A informação está a ser avançada pela TVI24. O canal de Queluz adianta ainda que José Carlos Saldanha estava internado com uma septicemia (infeção generalizada) no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

No dia 4 de fevereiro de 2015, José Carlos Saldanha interrompeu a Comissão parlamentar e pediu ao então ministro da Saúde, Paulo Macedo, para comprar os fármacos inovadores que curavam a hepatite C e que já existiam no mercado mas que Portugal ainda não tinha comprado.

“Não me deixe morrer”, foi o grito do homem que hoje morreu e que deixou o país em alerta para a situação destes doentes que era, até então, desconhecida do público em geral. José Carlos Saldanha tornava-se assim na cara de todos os doentes com Hepatite C de Portugal.

Apesar de Paulo Macedo, hoje presidente da Caixa Geral de Depósitos, ter garantido que não foi devido a este apelo que o medicamento ficou disponível, porque o Governo já tinha chegado a acordo com o laboratório, a verdade é que, apenas um dia depois de José Carlos Saldanha ter denunciado o caso, o antigo governante anunciou que todos os doentes portugueses com Hepatite C iam receber o tratamento.