Ciclone Danielle chega à Península Ibérica no fim de semana com chuva

A previsão de chuva manter-se-á ao longo da semana, embora com menor intensidade a partir de meio da semana, dia 14 de setembro.

Otempo vai mudar este fim de semana com a aproximação do ciclone extratropical Danielle (que chegou a ser considerado furacão).

A chegada do fenómeno meteorológico causará uma alteração significativa do estado do tempo no continente, segundo detalha o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado

Prevê-se que com a aproximação de uma “ondulação frontal, com uma massa de ar quente e com elevado conteúdo em humidade, associada ao ciclone extratropical Danielle, no dia 11, domingo”.

Esta ondulação frontal causará “períodos de chuva ou aguaceiros a partir do final do dia [de domingo], por vezes fortes, e que poderão ser acompanhados de trovoada e rajadas de vento fortes”.

A previsão de chuva manter-se-á ao longo da semana, embora com menor intensidade a partir de meio da semana, dia 14 de setembro.

Devido à previsão de vento por vezes forte, nos dias 12 e 13, no litoral Norte e Centro, com rajadas até 60 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h, espera-se ainda um aumento da agitação marítima com ondas entre a superar os 2,5 metros de altura.

De acordo com o comunicado do IPMA, ainda este fim de semana poderão ser emitidos avisos meteorológicos “caso seja necessário”.