Inundações, estradas bloqueadas e queda de árvores devido ao mau tempo no Minho

Braga Chuva

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou mais de 20 ocorrências relacionadas com o mau tempo, nos distritos de Braga e Viana do Castelo, desde que foi acionado o aviso laranja do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

Estradas cortadas devido à queda de ramos e árvores, queda de infraestruturas móveis e algumas inundações são o grosso das ocorrências que têm mobilizado mais de uma centena de bombeiros de várias corporações de ambos os distritos.

Entre as 21:00 e as 23:00 deste domingo, segundo dados da ANEPC, foram registadas 18 ocorrências em vários concelhos do distrito de Braga, com especial incidência em Guimarães, onde duas estradas foram cortadas devido à queda de estruturas e de ramos de árvore.

Também em Famalicão foram várias as chamadas para os bombeiros, com registo de inundações face à precipitação intensa, assim como nos concelhos de Braga, Barcelos e Póvoa de Lanhoso.

Já no distrito de Viana do Castelo foram registadas ocorrências de quedas de ramos ou árvores em três concelhos distintos, Melgaço, Viana e Ponte de Lima.

Desconhece-se ainda se existem danos materiais avultados ou a existência de feridos.

O IPMA colocou estes dois distritos sob aviso laranja, entre as 21:00 deste domingo e as 03:00 de segunda, devido à chuva forte e persistente. Durante igual período está ativo um aviso amarelo relativamente ao vento, que poderá atingir rajadas de 120 km/h nas terras altas.