A Câmara da Póvoa de Lanhoso decidiu cancelar o programa da Festa de S. José, que deveria decorrer entre 13 e 22 de março, numa medida preventiva face ao surto de Covid-19, anunciou, esta quarta-feira, o município.
Fonte do município disse à Lusa que, para já, apenas não está ainda confirmado o cancelamento da missa, já que essa é uma decisão que depende das autoridades religiosas.
De resto, todo o programa das festas concelhias foi cancelado, incluindo a procissão, o cortejo etnográfico e os espetáculos musicais.
Além da Festa de S. José, foram também canceladas as feiras semanais previstas para 12 e 19 de março e todos os eventos organizados e/ou apoiados pelo município até 31 de março.
Por tempo indeterminado, foram encerrados ao público vários equipamentos municipais, como piscinas, pavilhões e espaços desportivos, biblioteca, Centro Interpretativo Maria da Fonte, Theatro Club, Centro Interpretativo do Carvalho de Calvos, Espaço Jovem, Centros de Convívio, Espaço do Idoso, Castelo de Lanhoso, Posto de Turismo e Banco de Voluntariado.
Os restantes serviços municipais mantêm-se “em pleno funcionamento”.
Portugal regista 41 casos confirmados de infeção por Covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A DGS comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 375 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.
Segundo a DGS, há ainda 667 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.
Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte, até agora a mais afetada.
Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo no Norte do país, assim como ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas.
A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos. Cerca de 117 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.