O ministro da Administração Interna anunciou que o estado de alerta entra “de imediato” em vigor. Está ainda previsto o envio de SMS’s de alerta à população por parte da Proteção Civil.

duardo Cabrita anunciou, ao início da tarde desta sexta-feira, que foi decretado o estado de alerta na sequência da pandemia de Covid-19. O estado de alerta entra em vigor “de imediato” e está previsto até ao dia 9, podendo ser prorrogado. Será “reavaliada a dimensão das medidas” para a “eventual prorrogação dessa data”, garantiu o governante. 

O documento que prevê o estado de alerta foi assinado pelos ministros com as pastas da Administração Interna e da Saúde e permite que, a partir de hoje, sejam reunidas “as forças e os serviços de segurança para ativação plena das estruturas da área da Administração Interna” que visam “combater a pandemia”. 

Permite ainda o estado de alerta “colocar em prontidão os serviços de segurança e atribuir à Proteção Civil a coordenação das comissões criadas em articulação com todas as entidades públicas”. 

Depois do Conselho de Ministros de quinta-feira, recorde-se, o Governo decidiu um conjunto de medidas devido à pandemia Covid-19, entre as quais a suspensão de aulas presenciais nas escolas de todos os graus de ensino, já a partir de segunda-feira.

Outra das atribuições da Proteção Civil passa por enviar SMS´s de alerta à população, à semelhança do que foi levado a cabo na altura em que Portugal foi assolado pelos incêndios. 

Entre as medidas extraordinárias e de caráter urgente de resposta à situação epidemiológica está a organização dos serviços públicos, “nomeadamente o reforço dos serviços digitais, o estabelecimento de limitações de frequência para assegurar possibilidade de manter distância de segurança e a centralização de informação ao cidadão sobre funcionamento presencial de serviços”.