O domingo começou com a notícia que o novo coronavírus chegou aos Açores, mais precisamente à ilha Terceira. Até agora, as duas regiões autónomas não tinham casos positivos de Covid-19, mas neste momento apenas o arquipélago da Madeira continua sem nenhum paciente diagnosticado com o vírus.

Pelo território continental, os números atualizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), este domingo, registam 245 casos confirmados, sendo que três deles já terão recuperados. 

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, vai hoje reunir-se, por teleconferência, com o primeiro-ministro Pedro Sánchez, para prepararem o encontro dos ministros da Administração Interna e da Saúde da União Europeia (UE) sobre o controlo sanitário de fronteiras.

Na passada semana, o Governo português decretou estado de alerta em todo o país até dia 9 de abril e anunciou diversas para conter a pandemia. Contudo, as fronteiras não foram fechadas, ao contrário do que está a acontecer em muitos países. Mais de 120 mil portugueses já assinaram uma petição pública online para que seja imposta quarentena obrigatória em Portugal e que se fechem as fronteiras.

Recorde-se que, na próxima segunda-feira, todas as escolas, públicas ou privadas irão encerrar, sendo que discotecas e bares já se encontram de portas fechadas. Há também limitações para shoppings e restaurantes. Foi ainda proibido o desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, exceto dos residentes em Portugal, e foram suspensas as visitas a lares em todo o território nacional.