A Câmara de Guimarães, em parceria com a Cercigui, criou um “espaço de alojamento para os sem-abrigo, com todas as condições de higiene, segurança e conforto, e que permitirá o distanciamento social, bem como o acesso a refeições”, foi hoje anunciado.
“O sucesso da medida dependerá da sinalização dos casos que necessitem deste apoio e que não sejam do conhecimento dos serviços municipais, pelo que é solicitado à população em geral que entre em contacto com os serviços da Câmara Municipal, através dos telefones 253421255 / 969264803 / 969264761 ou do e-mail geral@cm-guimaraes.pt, informando casos de pessoas sem-abrigo. O encaminhamento dos sem-abrigo será efetuado exclusivamente pela Proteção Civil Municipal”, refere uma nota de imprensa.
Outra das medidas hoje anunciadas, explica a Câmara, diz respeito à “disponibilização de um espaço de alojamento com as condições exigidas para o isolamento social, a denominada quarentena”.
“Este espaço será utilizado pelos cidadãos que não têm possibilidade de o fazer em condições apropriadas nas suas habitações ou por aqueles que, por motivos económicos, vivam em condições de carência. Esta medida será executada em articulação com as Autoridades de Saúde e os serviços de Ação Social da Câmara Municipal, cumprindo todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde”, lê-se na informação enviada à agência Lusa.
Estas medidas juntam-se a outras já anunciadas, nomeadamente iniciativas “destinadas à prevenção do contágio social e ao apoio aos idosos e pessoas com deficiência”.