A VITRUS está a proceder à limpeza e beneficiação dos caminhos florestais no concelho de Guimarães, proporcionando as melhores condições de acesso aos bombeiros em caso de intervenção por via de incêndios, tendo já concluído o processo de limpeza de faixas de gestão de combustível no concelho.

A limpeza e manutenção das faixas de gestão de combustível é obrigatória, tratando-se de um reforço das medidas de defesa da floresta contra incêndios, por forma a garantir a segurança e defesa de pessoas e bens.

Segundo o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, o trabalho executado pela VITRUS na intervenção dos caminhos florestais “é de extrema importância” destacando a articulação com a Proteção Civil do Município de Guimarães.

“O trabalho de limpeza e manutenção dos espaços florestais tem sido feito ao longo dos últimos anos, permitindo o acesso às viaturas dos bombeiros, através de uma articulação estreita com os serviços da proteção civil. São feitos melhoramentos de caminhos já existentes, sendo de uma grande importância o trabalho que a VITRUS executa em todo o concelho. É importante para os bombeiros terem acesso às florestas, com o objetivo de simplificar uma intervenção direta no combate a incêndios, reduzindo os efeitos da sua propagação. Este trabalho é feito na sequência de uma planificação definida pelos serviços da Proteção Civil do Município de Guimarães onde assinalamos os principais pontos a beneficiar e até abrir caminhos, sendo vários os quilómetros que têm sido intervencionados pela VITRUS”, salientou Bento Marques, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

A VITRIUS já concluiu, entretanto, a limpeza e manutenção das faixas de gestão de combustível, tratando-se de um reforço das medidas de defesa da floresta contra incêndios, por forma a garantir a segurança e defesa de pessoas e bens.