Mais há mais novidades no cartaz do North Festival. Além de Robbie Williams, o dia 28 de Maio conta com nomes como Pedro Abrunhosa, The Black Mamba, Tiago Nacarato, Shaka Lion e Yen Sung.

Pela primeira vez em mais de uma década, o “furacão da Bahia” está de regresso à Invicta, com uma participação inédita no North Festival. Ivete Sangalo, um dos nomes mais sonantes da música brasileira, é a estrela maior do cartaz de sábado, dia 27 de Maio. A artista junta-se, assim, a Ana Castela – neste momento, a artista mais ouvida no Spotify Brasil – e a Gustavo Mioto, num dia que dará aos festivaleiros a oportunidade de desfrutar dos melhores ritmos e energia que o Brasil tem para oferecer.

Um dos maiores ícones do Brasil, Ivete Sangalo promete uma atuação única, marcada pela alegria que a carateriza. Este será o reencontro com o Porto, 10 anos depois, sendo que o público poderá esperar um espetáculo imersivo, que aposta na componente sensorial através da combinação dos elementos visuais com a música. “Tudo Colorido” é o nome da mais recente tour da artista, que promete brindar o público com temas do seu mais recente álbum “Onda Boa”, cujo processo de gravação e bastidores foram apresentados na série documental “Onda Boa com Ivete”, da HBO Max.

Além de “Mexe a Cabeça”, “Onda Poderosa”, “Embaraça no Beijo”, “Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha”, os festivaleiros poderão contar, ainda, com alguns dos clássicos que marcaram a carreira da cantora, como “Sorte Grande, “Flor Reggae”, “Tempo De Alegria” e, claro, os sucessos do Tempo de banda Eva. Aos 50 anos – os 51 serão comemorados precisamente a 27 de maio, dia em que sobe ao palco do North Festival –, a festa está garantida.

O dia 28 de maio, que tem Robbie Williams como cabeça de cartaz, recebe em palco Pedro Abrunhosa, The Black Mamba e Tiago Nacarato, artistas que farão a música portuguesa brilhar. Depois de integrar o cartaz da primeira edição do North Festival, Pedro Abrunhosa – um dos artistas mais acarinhados pelo público português e, concretamente, o nortenho – está de volta ao palco que celebra a música com vista para o Douro. The Black Mamba e Tiago Nacarato estreiam-se na edição de 2023 do festival, numa noite que ficará marcada pela primeira atuação de Robbie Williams na cidade do Porto.

O cartaz do último dia do North Festival, 28 de Maio, ganha forma no espaço clubbing com os DJs Shaka Lion e Yen Sung, que prometem animar o festival de forma eletrizante no palco clubbing. Nascido no Brasil, criado no Barreiro e residente em Lisboa, Shaka Lion tem vindo a ganhar destaque, nos últimos anos, no panorama da música eletrónica nacional. O DJ usa o set up como próprio instrumento, criando edits e remixes ao vivo que cativam o público nas residências no “Musicbox” e “Lux Frágil”. Venceu o concurso internacional “Daily Paper x Havana Club” e já conquistou gigs nos quatro cantos do mundo, incluindo sets para a “NTS Radio” e para a “Beats 1” (Apple Music) – este último por intermédio da sua “família sonora”, a “Soulection”, sediada em Los Angeles.

Já Yen Sung é uma pioneira no universo da música eletrónica. No início da década de 90, quando ainda não era usual vislumbrar mulheres na mesa de mistura, a DJ – que nasceu em Moçambique e veio para Portugal com sete anos – abriu caminho e tocou sets um pouco por todo o país. Conhecida pela capacidade de combinar o passado e o presente, Yen Sung integrou os Da Weasel e fez do “Lux Frágil” a sua principal residência. Já levou a sua música, que combina influências de variados géneros musicais – soulR&Bhip hopfunk e techno são apenas alguns –, a prestigiadas pistas de dança dentro e fora do país e a rádios como a “XFM”, a “Lux Sagres FM” ou a “Oxigénio”.