Um momento de alegria por mais um pequeno passo num estado de crise. Médicos espanhóis gravaram a primeira extubação traqueal de um doente de Covid-19 que estava em estado grave.

A primeira extubação, ontem [21 de março], de um paciente de Covid-19, por parte dos colegas da UCI da Clínica de San Carlos de Madrid. Alegria partilhada por todos! Também há pacientes em estado grave que melhoram. Parabéns, pessoal. Ganharemos esta batalha”, escreve um enfermeiro madrileno, Antonio Perez, na legenda de um vídeo partilhado este domingo nas redes sociais.

Numa altura em que o número de vítimas mortais em Espanha já ultrapassa as 1.700, e o estado de emergência foi alargado por mais 15 dias, os profissionais de saúde filmaram o momento em que um paciente que estava nos cuidados intensivos (UCI) foi extubado, por ter melhorado.

Trata-se, de acordo com o El Mundo, do primeiro paciente da UCI a ser extubado no Hospital Clínico de San Carlos, em Madrid. Os médicos, enfermeiros e auxiliares que estavam presentes rejubilaram, marcando o acontecimento como uma sinal de esperança para as centenas de doentes que se encontram em estado grave no país.

O vídeo, que pode ver acima, já se tornou viral.