Papa Francisco vai conceder bênção extraordinária e indulgência plenária

O Papa Francisco  preside esta sexta-feira, dia 27 de março, às 17 h00, a um momento de oração no adro da Basílica de São Pedro, «com a praça vazia», e dará a Bênção Urbi et Orbi e a indulgência plenária.

O Santo Padre convida a participar espiritualmente nesta celebração através dos meios de comunicação. O momento poderá ser acompanhado através das páginas de Facebook do Diário do Minho e da Arquidiocese de Braga.

«Ouviremos a Palavra de Deus, elevaremos a nossa súplica, adoraremos o Santíssimo Sacramento, com o qual no final darei a bênção Urbi et Orbi – à cidade de Roma e ao mundo –, à qual estará ligada a possibilidade de receber a indulgência plenária», adiantou Francisco.

A bênção ‘Urbi et Orbi’ é concedida pelo Papa, habitualmente, nas celebrações da Páscoa e do Natal.

O Papa quer «responder à pandemia do vírus com a universalidade da oração, da compaixão, da ternura» e pede aos cristãos que  permanecerem unidos, fazendo sentir a sua proximidade junto das pessoas «mais sozinhas e em maiores provações», dos médicos, dos profissionais da saúde, dos enfermeiros e enfermeiras, dos voluntários, das autoridades, dos polícias, dos soldados.

A esta hora está a decorrer a oração do Pai-Nosso, no Vaticano, a que se associam várias confissões cristãs, pedindo o fim da pandemia provocado pelo novo coronavírus Covid-19.