A Festa das Cruzes, em Barcelos, não se vai realizar este ano. A medida foi anunciada hoje pelo presidente da autarquia, Miguel Costa Gomes, em videoconferência para fazer um balanço da situação da epidemia Covid-19 no concelho, cujo pico está previsto para maio.

Conhecida como a primeira grande romaria do calendário de festividades do Minho, a Festa das Cruzes tem o seu ponto alto nos primeiros dias de maio.

O presidente da Câmara de Barcelos pondera, ainda, o cancelamento de todos os eventos promovidos pela autarquia, até final de junho, decisão que deverá ser confirmada nos próximos dias.

Miguel Costa Gomes anunciou ainda a cedência do Pavilhão Municipal ao Hospital de Barcelos, o qual já está a ser usado pelos colaboradores como base de apoio daquela unidade hospitalar.
Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde desta segunda-feira, com os números aproximados daquilo que são os casos fidedignos de infeções por Covid-19 discriminados por concelho, Barcelos tem atualmente 35 casos.

Os números correspondem aos dados recolhidos até as 00:00 de segunda-feira e podem comportar apenas cerca de 75% dos casos reais. Em todo o Minho, estão confirmados 505 casos de infeção.
Braga, com 213 casos confirmados, Guimarães com 75 e Famalicão com 71 são os concelhos da região mais atingidos pela pandemia.