Hugo Pires, candidato do PS à Câmara de Braga nas próxima autárquicas, esteve na delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa e elogiou “o arrojo” da instituição perante a construção de um anova sede, em investimento de mais de um milhão de euros.

Hugo Pires, candidato do PS à Câmara de Braga nas próxima autárquicas, esteve na delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa e elogiou “o arrojo” da instituição perante a construção de um anova sede, em investimento de mais de um milhão de euros.

“Parabéns pelo arrojo de se envolverem numa obra deste calibre, muito particularmente neste momento difícil para todos”, disse Hugo Pires ao presidente da delegação, Armando Osório.

Em visita de pré-campanha integrada no “Tempo de Ouvir”, Hugo Pires tomou conhecimento pormenorizado do grande desafio que a CVP/Braga ora enfrenta: a construção de um novo edifício-sede.

E foi após a explanação da “louvável atividade social” que a Cruz Vermelha Portuguesa desenvolve em Braga que Hugo Pires ouviu a afirmação de que “qualquer Câmara Municipal da região apoia mais esta delegação” do que o Município de Braga, refere uma nota de imprensa divulgada pela candidatura socialista.

O novo edifício, situado na Avenida 31 de Janeiro, “vai permitir que as instalações da CVP em Braga estejam ao nível dos serviços que esta delegação presta à cidade, conferindo-lhe a dignidade que os seus utentes e colaboradores merecem, aumentando a credibilidade junto dos seus parceiros”.

As novas instalações  vão permitir “melhores condições para a formação, assim aumentando e diversificando a oferta atual e capacitando um maior número de pessoas”.

Foi David Rodrigues, adjunto-executivo da direção, quem deu conta das razões que motivam o investimento de 1 milhão e 300 mil euros nesta empreitada e quem passou em revista um “invejável trabalho social”, que permitiu, por exemplo no ano de 2019, apoiar 253 famílias/1104 pessoas.

Foram desenvolvidas meia centena de ações de formação em Primeiros Socorros, com 472 pessoas formadas, prestados serviços de emergência a 5.591 beneficiários, em 1.004 serviços urgentes e 2.730 não urgentes. Foram acolhidos 67 voluntários jovens e desenvolvidas ações com 8.628 crianças e jovens beneficiárias diretas.

No Centro Alojamento Temporário foi possível albergar 85 pessoas e apoiar outras 172 em situação sem-abrigo, nas necessidades básicas (alimentação, vestuário e higiene pessoal).

“Identificamos a delegação de Braga da Cruz Vermelha como do melhor que temos em respostas sociais; instituições como esta hão-de merecer sempre o apoio público possível, desde logo porque trabalham de perto com os nossos concidadãos mais necessitados; bem hajam pelo vosso empenho”, concluiu Hugo Pires.