Não há cortes e os pagamentos podem ser faseados. É com estas garantias que os clientes das empresas de água, luz e gás podem contar durante a pandemia.
O compromisso foi assumido por empresas como a EDP Comercial, a Endesa, a Goldenergy ou a EPAL, que vão suspender todos os cortes agendados. Perante a quebra de rendimentos, há também margem para flexibilizar prazos e modalidades de pagamento das faturas.
Também o regulador do setor da energia, a ERSE, já deu indicações claras para que as empresas suspendam os cortes e facilitem pagamentos. Os clientes devem contactar as companhias através das linhas de apoio.
No caso da Goldenergy , foi criado um fundo de 300 mil euros para ajudar clientes afetados. A empresa comprometeu-se a pagar um mês de gás e/ou eletricidade a clientes que demonstrem maiores carências.
Esta preocupação foi também precavida pelo Parlamento, que aprovou medidas extraordinárias para evitar o corte nestes serviços por faltas de pagamento, justificadas por desemprego, quebra nos rendimentos ou infeção pelo novo coronavírus.
Apesar de ter sido questionado, o Governo tem evitado tomar uma posição sobre a necessidade de isentar os clientes do pagamento destes serviços, como sucede em França. Contudo, o Governo regional da Madeira decidiu avançar nesse sentido.
Há uma petição online, com mais de 150 mil assinaturas, a propor que todos os pagamentos destes serviços fiquem suspensos durante a pandemia.