Taxa de crescimento de casos diagnosticados é de 9,4%. Lisboa e Porto continuam a ser os concelhos com mais casos e é na região norte que há mais infectados. Desde que o vírus SARS-CoV-2 surgiu em Dezembro, houve um milhão de pessoas infectadas por todo o mundo.

Até esta sexta-feira foram registadas 246 mortes (mais 37 do que no dia anterior) e um total de 9886 casos de covid-19 em Portugal, mais 852 do que na quinta-feira, o que corresponde a uma taxa de crescimento de casos de 9,4%. Estão internadas 1058 pessoas e há 245 pessoas nos cuidados intensivos (mais cinco do que na quinta-feira).

Os números foram divulgados esta sexta-feira no boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Há 5392 pessoas a aguardar resultado laboratorial. 

Na quinta-feira, tinha sido registado em Portugal um total de 209 mortes e 9034 infectados.

Há ainda 5392 pessoas a aguardar resultado laboratorial e o número de pessoas recuperadas mantém-se nos 68. Para uma pessoa ser considerada “curada”, são precisos dois testes negativos. Quanto às vítimas mortais, 87% tinham mais de 70 anos. Há ainda 21 pessoas que morreram que tinham entre 60 e 69 anos; nove que tinham entre 50 e 59 anos; e duas mulheres que morreram tinham ente 40 e 49 anos.

A directora-geral da Saúde, Graça Freitas, explicou em conferência de imprensa que a mediana dos óbitos nas mulheres é de 85 anos; nos homens, é de 80 anos. “Também sabemos que a maior parte das pessoas, para além do factor idade, também tinham doenças. E, na maior parte dos casos, mais do que uma. As doenças frequentes são as do aparelho cardiocirculatório, as do aparelho respiratório, a diabetes, a doença renal crónica, as neoplasias e as doenças cerebrovasculares em geral”, finalizou.

Na quinta-feira, tinha sido registado em Portugal um total de 209 mortes e 9034 infectados.

A região norte é aquela com mais casos: são 5899 pessoas infectadas e 130 mortes registadas na região. Mas é Lisboa o concelho com mais casos (634), seguindo-se o Porto (606), Vila Nova de gaia (449), Gondomar (424) e Maia (390).

O número de infectados por concelho pode ser superior ao que consta do boletim já que estes números são os do sistema SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), que corresponde a 79% dos casos confirmados.

Letalidade nos mais velhos é de 10,2%

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, revelou numa conferência de imprensa esta sexta-feira que a letalidade nas faixas etárias mais avançadas (pessoas com 70 ou mais anos) ultrapassa os 10%. 

“Letalidade global de 2,5% e letalidade acima dos 70 de 10,2%. Estamos no mês mais crítico desta pandemia. A renovação do estado de emergência obriga-nos a um esforço adicional na luta contra este vírus e, por isso, nunca é demais lembrar que não podemos vacilar. Não podemos baixar a única defesa que temos no combate à epidemia que é a contenção social. A maior prova da nossa união é o nosso isolamento”, explicou o secretário de Estado da Saúde. 

António Lacerda Sales revelou ainda que o Governo encomendou 24 milhões de máscaras cirúrgicas para o mês de Abril. Estes equipamentos de protecção chegarão de forma faseada.

Questionados sobre relatos de falta de formação dos profissionais de saúde, António Lacerda Sales garantiu que estão a ser utilizados todos os recursos possíveis, garantindo que essa situação não é real. “Essa formação está a ser feita, junto dos profissionais de saúde. Estamos a aproveitar todos os profissionais de saúde, a maioria dos quais já teve experiência nas unidades de cuidados intensivos”, explicou o secretário de Estado da Saúde.

O que pode (e o que não pode) fazer durante o novo estado de emergência

Confrontado com as dificuldades que muitas pessoas encontram na tentativa de agendamento de testes, António Lacerda Sales reconhece que existe um problema, adiantando que está a ser realizada uma reunião com o objectivo de acelerar a realização deste processo.

Quanto às dúvidas expostas sobre o acompanhamento da gravidez, a directora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou que as consultas serão presenciais quando necessário. Se a mãe estiver infectada com covid-19 no momento do parto, caberá à equipa médica decidir se o pai poderá assistir ao nascimento.

Linha SNS24: 19 mil chamadas num dia e tempo médio de espera de cinco minutos

Na conferência em que foi feito um balanço dos dados da epidemia, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou que a linha SNS24 recebeu mais de 19 mil chamadas na quinta-feira, com tempo médio de espera de 5 minutos e 52 segundos. 

Confrontada com as críticas feitas à Direcção-Geral de Saúde quanto às recomendações para o uso de máscaras, a directora-geral da Saúde, Graça Freitas, relembra que Portugal segue as normas internacionais da Organização Mundial de Saúde (OMS), garantindo que se as instituições internacionais recomendarem o uso diário de máscara, a DGS também o fará.

Na derradeira intervenção da conferência, Graça Freitas avançou que a mediana dos óbitos nas mulheres é de 85 anos. Nos homens, é de 80 anos. “Também sabemos que a maior parte das pessoas, para além do factor idade, também tinham doenças. E, na maior parte dos casos, mais do que uma. As doenças frequentes são as do aparelho cardiocirculatório, as do aparelho respiratório, a diabetes, a doença renal crónica, as neoplasias e as doenças cerebrovasculares em geral”, finalizou.

Com o aumento de casos de infecção e de internamentos, os hospitais começam a preparar-se para o “impreparável” – o número de doentes críticos com covid-19 internados em cuidados intensivos cresceu 20 vezes em menos de três semanas. O Governo garantiu que vai duplicar o número de ventiladores, mas é preciso que os equipamentos cheguem a tempo do pico da pandemia em Portugal, alertam os profissionais de saúde.