Viana: Romaria da Agonia distinguida com o Prémio Cinco Estrelas Regiões

A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia venceu o “Prémio Cinco Estrelas Regiões”, na categoria Festas/ Feiras/ Romarias, anunciou hoje a Câmara de Viana do Castelo.

O prémio distinguiu ainda outros ícones vianenses, como o Museu do Traje, na categoria Museus, o Monte de Santa Luzia, na categoria Reservas/ Paisagens/ Barragens, e a Filigrana, na categoria Artesanato.

A autarquia sublinha que a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia é o “orgulho das gentes da terra e de todos os que se apaixonaram pelas tradições mais genuínas e populares. Pelo traje à vianesa, pelas belas mordomas carregadas de ouro, pelo arraial espontâneo, pelo folclore, pelos cabeçudos e gigantones ao som dos Zés P’reiras e pelo mar. Uma festa que se iniciou com a devoção dos pescadores à sua padroeira, que os protege e abençoa, e que rapidamente passou a ser sentida por todo o concelho, faz-se ainda hoje com as inconfundíveis e centenárias procissões e cortejos, o emblemático fogo-de-artifício e a característica animação popular e espontânea, noite e dia, pelas ruas, avenidas e praças de Viana do Castelo”.

A 3ª edição do Prémio distinguiu os principais recursos patrimoniais dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança e Porto, tendo sido distinguidos 106 ícones regionais de interesse nacional em todo o país.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões tem como objetivo reconhecer empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional e identificar o que de melhor existe em Portugal ao nível de recursos naturais, gastronomia e vinhos, arte e cultura, monumentos e património, aldeias e vilas, entre outros ícones de referência e interesse nacional.