A Câmara de Vila Verde vai aplicar ao comércio, instituições de solidariedade social, lares e consumidores domésticos isenções na fatura de água, saneamento e resíduos durante abril, maio e junho como medidas de apoio às consequências da covid-19.

As medidas de apoio, aprovadas pelo executivo municipal daquela autarquia do distrito de Braga, segundo explica o sítio na Internet da autarquia, preveem a isenção de 50% das tarifas de água, saneamento e resíduos para todos os consumidores domésticos e de 100% das para os lares, Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSSS) e famílias de acolhimento, bem como aos consumidores com atividades de comércio, indústria e serviços entretanto encerrados.

Para os consumidores domésticos, lares e IPSS, famílias de acolhimento e atividades de comércio, explica a autarquia, os apoios “serão concedidos mediante o preenchimento dos requerimentos disponíveis nos serviços ‘online’ do município, na área de isenção de pagamento das faturas de água, saneamento e resíduos, os quais, após o preenchimento, deverão ser remetidos para o email dmas@cm-vilaverde.pt”.

Já o desconto para os consumidores domésticos é feito automaticamente no sistema, não sendo necessário a apresentação de nenhum requerimento.

As isenções mencionadas têm por objetivo mitigar os efeitos da pandemia criada pelo novo coronavirus, que em Portugal já registou 599 mortes associadas à covid-19 em 18.091 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).