O Município de Braga está a desenvolver um projecto integrado de valorização, musealização e adequação à visita da Estação Arqueológica da Santa Marta das Cortiças. O anúncio foi feito esta Terça-feira, por Ricardo Rio, à margem de uma visita ao Sacro Monte, onde está instalado um baloiço panorâmico que pretende ser uma nova atracção turística num dos pontos mais altos da Cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Braga explicou que este projecto de valorização patrimonial da Santa Marta das Cortiças resulta de um protocolo tripartido a celebrar brevemente entre a Autarquia, a Junta de Freguesia de Esporões e o Conselho Económico da Paróquia local, sendo desenvolvido em duas fases.

A primeira irá decorrer ao longo deste ano, contemplando a remoção de vegetação inerte que cobre as ruinas arqueológicas; a implementação de soluções de conservação dos achados “ao ar livre”; a execução de circuitos de visita, assim como o arranjo paisagístico da área envolvente e o estudo arquitectónico para a criação de um Centro de Interpretação.

A segunda fase terá início ainda no terceiro trimestre deste ano, prolongando-se ao longo de 2022, e prevê a execução do Centro de Interpretação onde ficará instalada uma exposição monográfica apoiada por conteúdos multimédia em auditório virtual. “Com este projecto pretendemos que Braga passe a dispor de uma ampla área patrimonial musealizada e aberta ao público que se afirmará como um equipamento de grande valor histórico e cultural. Será um espaço verdadeiramente emblemático das origens e evolução da ocupação humana no território Bracarense, reforçando deste modo a singularidade cultural e atratividade turística”, explicou Ricardo Rio.