Câmara de Braga aprova requalificação dos quarteirões residenciais da Quinta dos Congregados

A Câmara Municipal de Braga avança com a requalificação dos quarteirões residenciais da Quinta dos Congregados, na freguesia de São Vítor, junto ao Braga Parque. A proposta de adjudicação será analisada na próxima reunião do Executivo Municipal, agendada para segunda-feira e que decorrerá no gnration.

O projeto tem um custo base de 779.252,48 euros e um prazo de execução de 120 dias. Abrangendo a Rua Fernando Oliveira Guimarães, a Avenida Antero de Quental até à interseção com a Rua Luís Soares Barbosa a norte, a Rua Dr. Aníbal Araújo Esmoriz e a Rua Luís Soares Barbosa, a requalificação visa melhorar as condições de acessibilidade e segurança para veículos e peões.

Além da remoção total da estrutura dos pavimentos rodoviários e nova estratificação, o projeto prevê o alargamento dos passeios para garantir a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, bem como a organização do estacionamento.

Braga também se prepara para mais dois investimentos estratégicos. O projeto Living Lab, apresentado pela empresa Kwadrum, viabiliza a construção de uma unidade laboratorial no Parque Industrial de Pitancinhos, num investimento de 7,4 milhões de euros. Por sua vez, a Serralharia Cunha, instalada no Parque Industrial e Empresarial de Celeirós, investirá cerca de sete milhões de euros na construção de uma nova unidade produtiva para desenvolver portas e janelas resistentes ao fogo, visando também a digitalização da fábrica e a criação de novos postos de trabalho.