Alexei Navalny, o principal opositor de Vladimir Putin, faleceu esta sexta-feira numa prisão no noroeste da Sibéria, onde estava detido por “extremismo”. As causas da morte ainda não foram reveladas. O ativista político tinha 47 anos.

Navalny morreu esta sexta-feira numa prisão na região de Yamalo-Nenetsia, no noroeste da Sibéria, Rússia, a cerca de 65 quilómetros a norte do Círculo Polar Ártico. Segundo os serviços prisionais, o líder da oposição russa ter-se-á sentido mal durante uma caminhada e desmaiou.

O The Guardian sugere que esta morte pode ser um “assassinato político atribuível a Vladimir Putin”.

“As autoridades russas publicaram uma confissão de que mataram Alexei Navalny na prisão. Não temos como confirmar ou provar que isso não é verdade. O advogado de Navalny já está a caminho de Harp”, pode ler-se.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, também já se pronunciou sobre a morte de Navalny, afirmando não ter dúvidas de que “foi morto por Putin”.

Também o Ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, responsabilizou Vladimir Putin pela morte do ativista: “Putin, que exerceu o seu poder arbitrário prendendo-o em circunstâncias cada vez mais draconianas, é responsável pela sua morte”.