O Centro Clínico Académico – 2CA Braga, integrado na Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga), está a participar num ensaio clínico para um novo tratamento da Esclerose Múltipla.

O ensaio de Fase I pretende avaliar a “segurança, tolerabilidade, imunogenicidade, farmacocinética e farmacodinâmica de uma nova molécula, um anticorpo monoclonal (Mab) anti-CD20 com maior penetração no sistema nervoso central, em pacientes com Esclerose Múltipla com surtos, ou Esclerose Múltipla progressiva, mas não ativa.

O estudo, multicêntrico, não aleatorizado e aberto, está em curso em diversos países, incluindo Estados Unidos da América, Polónia, Alemanha, Bélgica, Israel, Itália e Portugal.

O 2CA-Braga é o único centro em Portugal a participar neste ensaio.

Neste ensaio, os participantes foram divididos em seis ‘coortes’ (grupo de pessoas com características comuns), cada uma das quais recebendo uma dose diferente do Mab anti-CD20: 7 mg, 20 mg, 70 mg, 200 mg, 700 mg e 2.000 mg.

Cada ‘coorte’ é dividida em dois grupos, sendo que um participante “sentinela” recebe a dose única no primeiro dia. Após uma rigorosa avaliação dos dados deste paciente, os restantes participantes da ‘coorte’ podem iniciar a medicação.

No 2CA Braga, foram integrados três pacientes no estudo, dois na ‘coorte’ 2 (20 mg) e um na ‘coorte’ 6 (2.000 mg). Este último paciente foi o ‘sentinela’ da ‘coorte’ 6, sendo o primeiro a nível mundial a receber, no passado dia 23 de janeiro, a dose mais alta definida pelo protocolo, o que representa um aumento de cerca de 2,85 vezes em relação à dose anterior.